Em conformidade com:
- ✔ LAI (Lei 12.527/2011) no art. 8º, §1º, I
- ▶ Veja mais em Mapa de Leis
Com a participação da sociedade civil, representantes do Poder Legislativo, da OAB, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Ministério Público, entre outras entidades, a Prefeitura de Irecê realizou uma audiência pública para o lançamento da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Rural do município. A audiência aconteceu nessa quarta-feira (27), na quadra da Escola ACM, e teve como objetivo apresentar a importância desse processo para o desenvolvimento da nossa cidade.
“Eu comparo o nosso plano diretor a uma bússola. É ele que vai nos guiar e listar os parâmetros que seguiremos em direção ao nosso futuro. E que Irecê eu desejo para o futuro? O meu desejo é que continue sendo essa cidade líder, integrada e conectada com toda a região; eu sonho que Irecê continue sendo uma das cidades mais importantes e destacadas da Bahia; que na Irecê do futuro todos tenham seus direitos assegurados e possam ter oportunidades. Pra isso, o poder público tem um papel fundamental, e é isso que estamos fazendo aqui hoje”, assegurou o prefeito de Irecê, Elmo Vaz.
O Plano Diretor Participativo (PDP) de Irecê é o principal instrumento de planejamento urbano e rural do município, e deve indicar para onde e como a cidade deve crescer, bem como as prioridades dos investimentos públicos em habitação, saneamento, mobilidade, meio ambiente e melhorias dos espaços públicos. O Plano também define as regras gerais para se abrir novos loteamentos, instalação de novos empreendimentos e novas construções no município.
“É com ele que iremos regular e ordenar o desenvolvimento de Irecê nos próximos dez anos, apontando as falhas que existem e apresentando as soluções. Na prática, é pensar onde serão construídas e distribuídas as nossas escolas, qual bairro necessita de mais praças, de mais mobilidade, de acesso à saúde, de segurança, entre outros objetivos”, salientou o secretário de Infraestrutura, Jazon Júnior, destacando a futura construção do anel viário, que garantirá maior mobilidade na cidade.
A participação popular é assegurada através de enquetes, oficinas, audiências virtuais e pelo site www.pdp.irece.ba.gov.br, onde se pode conhecer mais detalhes, enviar sugestões e dizer o que pensa por meio do formulário online. Após revisado, o novo Plano Diretor Participativo de Irecê será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação.