Agricultura
Prefeitura de Irecê promove série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
05/06/2019

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar essa data, a Prefeitura de Irecê, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, inicia hoje uma série de atividades que se estenderá até o dia 17 de junho, Dia Mundial de Combate à Desertificação.

Para celebrar a data, foi publicado hoje o Decreto que regulamenta o uso de equipamentos sonoros, uma ação importante para enfrentar um dos maiores problemas ao ambiente urbano. “O excesso de ruídos tem promovido mal-estar social, e o município já iniciou uma série de operações para coibir os abusos”, destacou o titular da pasta, João Gonçalves. “Nessa quinta (06) vamos lançar uma agenda de diversas atividades e programas, que vão estabelecer áreas de interesse ecológico, definindo políticas de proteção do que ainda resta de Caatinga na área ‘rurbana’ da cidade, que é a área de transição entre a cidade e o campo, em parceria com o Ipêterras e CETEP”, completou.

De acordo com João Gonçalves, consolidar a implantação dos Ecopontos experimentais é também pauta fundamental para este período de celebração. “Essa iniciativa visa à promoção da cultura de descarte seletivo gerenciado de resíduos sólidos, em parceria com as Secretarias de Infraestrutura, Educação e o Ifba-Irecê”. O secretário prevê ainda ações de fortalecimento da Recicla Irecê. “A cooperativa de catadores pode e deve ter maior inserção nas atividades de gestão dos resíduos sólidos da nossa cidade”, finalizou, destacando também a inclusão do município de Irecê no programa das Nações Unidas (ONU) "que foca a mobilização da sociedade na definição da Agenda 2030, discutindo os principais problemas da atualidade e definindo metas para os próximos onze anos”.