Irecê inicia a elaboração da Política e Plano Municipal de Educação Ambiental
21/03/2024

Com uma grande escuta dos diferentes segmentos das comunidades escolares, a Prefeitura de Irecê, por meio de parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Educação, está promovendo o MAPEA – Mapeamento Para Educação Ambiental. A iniciativa faz parte do processo de construção da Política e Plano Municipal de Educação Ambiental.

No total, a ação conta com seis encontros para as escutas presenciais, que irão corrigir ou confirmar os indicadores apontados pelos questionários aplicados na rede, resultando em um rico acervo de informações que vão nortear a construção coletiva e participativa da Política e do Plano Municipal de Educação Ambiental. O sexto e último encontro será na próxima quinta-feira (28).

O método de ampla escuta, nesse primeiro momento, conta com a aplicação de entrevistas realizadas pela rede de professores a famílias dos alunos do Fundamental II da Rede Municipal, contemplando três eixos temáticos: memória do povoamento e seus impactos locais, socioambiental e socioeconômico.

Também contamos com um ciclo de seminários, que envolve todas as comunidades escolares, e escuta presencial, com a participação de pais, funcionários, gestores, coordenadores, professores e alunos das 32 escolas públicas do município.

“A Política e o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) têm como principal foco, instituir a Educação Ambiental na matriz curricular dos diferentes ciclos formativos, visando a construção de novas práticas culturais na relação das pessoas com a natureza, formatando inovações tecnológicas e modos de vida mais sustentáveis, com menor geração de impactos ambientais, requalificação de ambientes afetados, novas matrizes energéticas e de desenvolvimento econômico”, explica a diretora de Educação Ambiental, Marilza Pereira.

As propostas da Política de Educação Ambiental serão levadas à consulta pública, dia 28 de abril, Dia Nacional da Caatinga; e do Plano Municipal de Educação Ambiental, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.