Saúde
Prefeitura de Irecê segue fiscalizando empresas sobre normas de prevenção à Covid-19
29/05/2020

A Prefeitura de Irecê tem buscado todos os caminhos para o combate eficaz à Covid-19. Por determinação do prefeito Elmo Vaz, diariamente equipes abordam estabelecimentos comerciais com o objetivo de orientar e fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas e de prevenção indicadas nos decretos municipais e na Lei Estadual nº 14.258, de 13 de abril de 2020.

Segundo a secretária de Saúde, Dulce Nunes, ao longo da semana passada cerca de 40 estabelecimentos foram orientados quanto as adequações às normas de prevenção. "As principais ações foram por desrespeito ao horário de abertura das empresas, conforme determinação do decreto municipal".

Outra abordagem recorrente diz respeito ao cumprimento do art. 9º do Decreto municipal nº 162, sobre a exigência de uso de máscaras de proteção por funcionários e clientes, bem como nas igrejas, instituições bancárias e clínicas de saúde. “Alguns estabelecimentos não estavam respeitando a obrigatoriedade de afixar aviso sobre o uso de máscaras, assim como o fornecimento de álcool em gel ou instalação de pia na entrada dos mesmos”, reforçou a secretária.

O secretário da Fazenda do município, Júlio Elias, destaca ainda que um estabelecimento foi formalmente notificado, "por descumprir as orientações quanto ao horário de funcionamento para serviços não essenciais", explicou, reforçando que a orientação consta no Decreto municipal nº 168.