Secretaria da Mulher e Cidadania
Prefeitura inaugura sede da Secretaria da Mulher e Cidadania em Irecê
27/05/2023

Nesta sexta-feira (26), em concorrido evento prestigiado por diversas autoridades, foi inaugurada a sede da Secretaria Municipal da Mulher, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 135, Coopirecê. Inovação da gestão municipal, o núcleo administrativo nasce com a missão de dar enfoque de gênero nas políticas públicas do município para garantir inclusão social, capacitação, autonomia e empoderamento financeiro.

A titular da pasta, Meire Joyce, destacou a importância de estabelecer parcerias com a União, Municípios, órgãos públicos e associações comunitárias para criar campanhas educativas, ampliar a qualidade dos serviços de Saúde e facilitar os mecanismos de atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. De acordo com a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo, das 417 cidades da Bahia, Irecê é a quinta a criar uma estrutura específica para combater as discriminações e superar as desigualdades entre homens e mulheres.

O prefeito da cidade, Elmo Vaz,  falou sobre a “conquista histórica” e fez questão de enaltecer toda a rede de proteção de Irecê, que inclui a Ronda Maria da Penha, o Centro de Referência de Atendimento à mulher (CRAM) e Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM). Em sua fala, o gestor falou sobre a luta contra o preconceito e das responsabilidades que cada um de nós tem nos dias de hoje. “Nosso dever é fazer com que todos se sintam amados e seguros para serem o que quiserem. Chega de ódio. Vamos amar e respeitar cada vez mais. A felicidade é o que importa”, afirmou.